ERASMUS + – CANDIDATURAS 2016 – DATAS OFICIAIS

KA1 MOBILIDADE PARA FINS DE APRENDIZAGEM
(educação, formação profissional e juventude)

MOBILIDADE NO DOMÍNIO DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL
02-Fev-2016

Entidades elegíveis: Escolas públicas e privadas, ensino superior e educação de adultos, municípios (em consórcio), outras organizações públicas ou privadas ativas nos domínios da educação e da formação
Atividades: mobilidades para a realização de estágios curriculares/extra-curriculares para alunos e recém- diplomados; atividades de job-shadowing e missões de ensino para professores e staff educativo, mobilidades para pessoal ligado à educação de adultos.

MOBILIDADE NO DOMÍNIO DA JUVENTUDE
02-Fev-2016 | 26-Abr-2016 | 04-Out-2016

Entidades elegíveis: Organizações públicas e privadas no domínio da formação e juventude, municípios (para ações SVE é necessária acreditação)
Atividades: mobilidades para a realização de intercâmbio de jovens e Serviço de Voluntariado Europeu; mobilidade de Técnicos de Juventude para atividades de formação não formal.

KA2 COOPERAÇÃO PARA A INOVAÇÃO E O INTERCÂMBIO DE BOAS PRÁTICAS

(educação escolar e de adultos, formação profissional e juventude)

PARCERIAS ESTRATÉGICAS NO DOMÍNIO DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL
26-Abr-2016

Entidades elegíveis: Escolas públicas e privadas, Municípios, outras organizações públicas ou privadas ativas nos domínios da educação e da formação
Eixos temáticos: promoção da inovação a nível local, regional, nacional e europeu, troca de experiências e know-how, reconhecimento e validação de competências, adequação ao mercado de trabalho, parcerias entre o ensino e o meio laboral, redução de disparidades entre resultados de aprendizagem, definição de estratégias para melhorar competências básicas.

PARCERIAS ESTRATÉGICAS NO DOMÍNIO DA JUVENTUDE
02-Fev-2016 | 26-Abr-2016 | 04-Out-2016

Entidades elegíveis: Organizações públicas e privadas no domínio da formação e juventude, municípios
Eixos temáticos: promoção da qualidade do trabalho em prol da juventude, promoção da inclusão e empregabilidade de jovens com menos oportunidades, desenvolvimento do espírito empresarial e do empreendedorismo social entre os jovens.

REFORÇO DE CAPACIDADES NO DOMÍNIO DO ENSINO SUPERIOR
10-Fev-2016

Entidades elegíveis: Instituições de Ensino Superior com Formação no Sector Terciário, organizações públicas ou privadas ativas no campo da educação, formação e juventude, associações que reúnam universidades/faculdades.
Atividades: desenvolvimento, teste e adaptação de: currículos,materiais e ferramentas de ensino, fortalecimento de Instituições de Ensino Superior (países terceiros), mobilidade de estudantes, missões de ensino.

REFORÇO DE CAPACIDADES NO DOMÍNIO DA JUVENTUDE
02-Fev-2016 | 01-Jul-2016

Entidades elegíveis: Organizações sem fins lucrativos, ONG, institutos / escolas / centros educativos, organismos públicos locais, regionais ou nacionais, organizações culturais, bibliotecas, museus.
Eixos temáticos: promoção da cooperação estratégica entre organizações de juventude, testar e implementar boas práticas do trabalho com juventude, nomeadamente novas ferramentas e competências

ALIANÇAS DO CONHECIMENTO, ALIANÇAS DE COMPETÊNCIAS SECTORIAIS
26-Fev-2016

Entidades elegíveis: Instituição de Ensino Superior, intermediário ou associação que represente empresas, organismos públicos locais, regionais ou nacionais, centros de investigação, empresas públicas e privadas, escolas de ensino e formação profissional, agências de desenvolvimento económico
Eixos temáticos: desenho de currículos de formação profissional para criação de percursos formativos com ECVET, EQACVET, definição de currículos europeus comuns, definição de competências e aprendizagens específicas de um sector económico, identificação de necessidades a nível das áreas de educação e formação.

KA3 APOIO À REFORMA DE POLÍTICAS

REFORMAS POLÍTICAS
02-Fev-2016 | 26-Abr-2016 | 04-Out-2016

Entidades elegíveis: Organizações sem fins lucrativos, ONG, organismos públicos locais ou regionais.
Atividades: diálogo estruturado: encontros entre jovens e decisores do sector da juventude.

DESPORTO

DESPORTO
21-Jan-2016 | 12-Mai-2016

Entidades elegíveis: Organizações sem fins lucrativos ligadas ao desporto, organismos públicos locais ou regionais.
Ações: pequenas parceiras de colaboração | parcerias de colaboração | eventos desportivos europeus sem fins lucrativos (1ª chamada é dedicada à semana europeia do desporto).

Mais informações em : http://www.erasmusmais.pt

transferir