Crianças de Valongo aprendem receitas saudáveis – DiverCook está de regresso às escolas do Concelho de Valongo

O Município de Valongo está a implementar novamente o projeto DiverCook – sessões temáticas sobre alimentação saudável. Dirigida a alunos e alunas do 1.º ano do 1.º ciclo de Ensino Básico das escolas públicas do Concelho de Valongo, esta iniciativa está enquadrada no Plano de Ação 2017/2018 do Projeto Educativo Municipal de Valongo e surge na sequência da avaliação positiva que a sua implementação obteve no ano letivo transato.

No presente ano letivo aderiram a este projeto os Agrupamentos de Escolas de Alfena, Ermesinde, S. Lourenço e Vallis Longus, num total de 25 turmas do 1.º ano e cerca de 540 crianças.

O projeto DiverCook consiste na dinamização de sessões temáticas sobre alimentação saudável e tem como objetivos:

Promover a alimentação saudável junto de crianças e jovens;

Promover a alimentação mediterrânica, que representa um modelo alimentar completo e equilibrado com inúmeros benefícios para a saúde, longevidade e qualidade de vida;

Criar uma nova cultura de nutrição para crianças e jovens, que seja divertida de aprender e com soluções saborosas e fáceis de aplicar no dia-a-dia.

Cada sessão temática para crianças tem a duração de 60 minutos e é dirigida a uma turma, sendo dinamizada por 2 monitores (um com formação pedagógica e outro chefe de cozinha). As sessões são compostas por um jogo pedagógico (10 min.), confeção de iguaria (45 min.) e degustação (5 min.) e são organizadas pela Diver Espaço, uma empresa com experiência ao nível da dinamização de sessões dirigidas a crianças.

 

Anúncios