À conquista do Castelo de Guimarães

No dia 31 de outubro, os meninos e meninas do quarto ano do Agrupamento das Escolas de Campo foram a Guimarães fazer uma visita de estudo ao Castelo e Paço dos Duques de Bragança.

Fomos de autocarro com os alunos da Escola da Azenha.

Quando chegamos, assistimos a um teatro de marionetas que nos mostrou de uma forma animada a história sobre a formação do Condado Portucalense e do reino de Portugal.

Em seguida, fizemos uma visita guiada ao Paço dos Duques de Bragança. Pudemos observar os quartos, salas de banquetes, a capela, muitos tapetes, e ficámos a saber que o edifício tem 36 chaminés e 36 lareiras.

Depois do almoço, visitamos a Igreja de S. Miguel e fomos para o Castelo. Entramos, subimos para a muralha, onde pudemos apreciar a vista da cidade de Guimarães. Entramos na Torre, subimos as escadas até aos pisos superiores e vimos uma maqueta do Paço dos Duques e do Castelo de Guimarães. Subimos mais escadas e vimos uma maquete de D. Afonso Henriques, montado no seu cavalo, com a sua espada e armadura. Pudemos ainda experimentar um capacete que se encontrava lá exposto. Descemos as escadas, exploramos o resto da muralha e depois fomos para o autocarro para regressarmos à escola.

Foi uma visita muito agradável e enriquecedora, onde pudemos aprender muitas coisas sobre a formação de Portugal.

Turma de 4º ano , da Escola Básica de Moirais

Anúncios