André Ventura Sousa termina em 3.º nos Campeonatos Nacionais de Jovens 2019

O Mestre Internacional André Ventura Sousa terminou a sua participação nos Campeonatos Nacionais de Jovens 2019 na terceira posição no escalão sub-20, com 5 pontos no final das sete rondas, em igualdade pontual com o segundo classificado e a apenas um ponto do vencedor.

O jovem estudante de Engenharia partia para estes campeonatos nacionais com a ambição de se sagrar campeão nacional de jovens no seu escalão e iniciou a sua luta com duas vitórias mas a derrota no confronto da terceira ronda frente ao vencedor final não lhe permitiu juntar ao título de campeão distrital, conquistado em março, o título de campeão nacional.

Seguiram-se mais duas vitórias, chegando há entrada da sétima e última ronda em igualdade pontual com Gonçalo Silva com quem tinha perdido e já sem reais hipóteses de conquistar o almejado título.

A viagem até Portimão, onde decorreram entre os dias 13 e 17 de abril os Campeonatos Nacionais de Jovens, não trouxe o troféu desejado ao xadrezista recentemente distinguido na Gala de Mérito Desportivo de Valongo, mas não deixa de acrescentar mais um lugar de destaque no já longo palmarés deste prodigioso xadrezista.