3º Dia: PROJETO ERASMUS+ “4 Elements: STEAM in early education”

No terceiro dia em Lodz, as educadoras do Agrupamento de Escolas de Campo no jardim de Infância ‘Przedskole Nr163’, continuam a participar nas atividades pedagógicas com as crianças planeadas/dinamizadas pelas educadoras polacas. As atividades do dia de hoje foram francamente ricas de conteúdo e levaram ao entusiasmo dos grupos de crianças.
Iniciou-se com uma das educadoras a mostrar um pouco do trabalho realizado num projeto bilingue – Italiano/inglês.

Seguiu-se uma atividade com diversidade de abordagens curriculares centrada no tema “The universe is my home” com momentos de diálogos com as crianças e momentos de movimento e drama.

A atividade seguinte incidiu na dinamização de algo do interesse das crianças, trabalho com LEGOS, onde o dinamizador começou a abordagem por mostrar um video no seu tablet sobre como funcionavam as aeronaves. As crianças tiveram a oportunidade de construir uma aeronave com LEGOS deixando liberdade para criar e também de interagir entre pares e em grupo. Esta atividade mostrou claramente como se podem organizar atividades na abordagem STEAM (Science, Technology, Engineering, art & Math) e trabalhando os 4 elementos essencialmente o AR que fazia movimentar as hélices usando o sopro das crianças e um secador de cabelo simulando o movimento.

Educadora Cristina Gonçalves