Dia Internacional – Jogo: Memória de Opostos da Cidade Educadora

Valongo aderiu em 2015 à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE). Desde esse momento, temos vindo a realizar um conjunto de iniciativas e projetos que ajudam todos os dias à construção de uma Cidade Educadora.

No entanto, o que esta rede significa e os seus princípios são ainda frequentemente desconhecidos da maioria de cidadãos e cidadãs, bem como de outros elementos chave do território. Com este intuito a AICE desenvolveu o jogo “Memória de Opostos”. O jogo é constituído por 32 cartas e vem acompanhado do seu regulamento, incluindo uma descrição das cartas com perguntas sugestivas para fomentar o debate.

Dirigido a cidadãos dos 6 aos 99 anos, este jogo visa trabalhar de forma lúdica alguns valores e ações vinculados aos princípios da Carta das Cidades Educadoras. O objetivo principal é incentivar à reflexão acerca das medidas e ações que cada pessoa pode empreender, individual e coletivamente, para melhorar a qualidade de vida e fomentar a boa convivência. Com três níveis (inicial, avançado e variante do jogo) existe ainda uma versão para colorir.

Sugere-se que o jogo seja acompanhado de um diálogo com jogadores/as sobre os valores transmitidos pelas cartas, sobre se se verificam ou não no território e sobre a forma como poderíamos melhorar o meio envolvente, a saúde, o meio ambiente, as relações interpessoais, etc.

As regras do jogo encontram-se em anexo, bem como a Carta das Cidades Educadoras, que serve de base a todo o trabalho. As cartas, nas sua diferentes versões bem como outros materiais de apoio, estão disponíveis para download em: http://www.edcities.org/dia-internacional-pt-2019/

carta das cidades educadoras aqui

instruções aqui