Bibiloteca Municipal de Valongo acolhe exposição “20 anos de Cor(Ação)” de Carla Monteiro

A Biblioteca Municipal de Valongo, no âmbito do seu plano anual de exposições, terá patente a Exposição de ilustração “20 anos de Cor(Ação)” de Carla Monteiro, de 17 de janeiro a 28 de fevereiro, no Átrio da entrada da Câmara Municipal e na Biblioteca Municipal de Valongo.

Mostra de diversos trabalhos, realizados ao longo dos últimos anos pela autora, ilustradora e Artista Plástica Carla Monteiro.

Esta Exposição pretende ser uma mostra dos trabalhos realizados nos últimos anos do meu percurso pelas artes plásticas\visuais, grande parte dos trabalhos associados à literatura infantojuvenil.  Estarão em exposição ilustrações de livros já publicados e de outros que ainda estão “a ser cozinhados” para eventualmente lançar\ publicar em formato físico.

É direcionada para todo o tipo de publico. Os painéis assumem um carácter dinâmico e pedagógico… que tanto os mais pequeninos (desde o pré-escolar) e os mais crescidos (adultos) poderão descobrir. Existem painéis, com esquemas que ensinam por exemplo sobre anatomia e vida da abelha, do gafanhoto. Outro painel nos remete para a Lenda de S. João de Sobrado, outro que nos apresenta algumas mulheres que fizeram e fazem história, como é o caso de Malala e de Beatriz Costa…entre outros. Num dos painéis temos a introdução a história de Sadako e os mil tsurus- fala-nos da menina que morreu de leucemia apos a explosão da bomba atómica em Hiroshima. Ainda alguns quadros a óleo e acrílico com temas variados…, mas onde a influencia da cultura africana, que tanto me apaixona, está presente. Ao todo são cerca de 120 imagens, compostas em painéis.

Os trabalhos realizados são essencialmente em técnicas mistas: Lápis-de-cor e aguarela…e com frequência: Carimbos feitos de batata.

Carla Monteiro:
Autora e Ilustradora da Agenda 2019\2020: “Mulheres que fizeram (e fazem Historia)”;
Ilustração de várias obras: “A viagem do Nicolau, 2019; “Indra e Yohanna, a poética do encontro, 2018; “O Gafanhoto Saltarico, 2019; “Chega aonde quiseres, 2018; “Maria Cereja e João Violino, 2018; “Eu Sou Assim” 2018; “Qualquer dia Amo-te, 2017; “À Luz Do Coração, 2017; “Historias da Ajudaris- IPSS- ilustradora Solidaria em diversos projetos, desde 2016, entre outras;
Coautora-coletânea: “Três Quartos de um amor”, Vol I e Vol II- (2018 e 2019) e “Natal em Palavras” , Chiado Grupo Editorial (2019);
Desenvolvimento do Projeto (Re)Contando- 1ª Edição de projeto de Cariz Humanitário. Autoria e gestão.
Lançamento dos livros: (Re)Contando, Histórias da Lusofonia- Apoio de Chiado Grupo Editorial, CNUnesco. (2017-2019) e “O Retiro- experiências do corpo, prazeres da alma”, Publicado pela Chiado Grupo Editorial – (2015).
Mais de uma dezena de Exposições Individuais, Workshops e Ateliês Artísticos.

A inauguração da exposição terá lugar amanhã, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal de Valongo.

Poderá visitar a exposição de segunda a sexta-feira das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00 e sábados das 09h30 às 12h30

Entrada livre e gratuita.