EXPRESSA TE nas escolas de Valongo

Promovido pelo Município de Valongo o projeto EXPRESSA TE consiste na colocação, nas escolas do primeiro ciclo, de profissionais da área do teatro, com experiência letiva, para que, em coadjuvação com os/as professores/as titulares, orientem as aulas na componente de Expressões Artísticas e Físico-Motoras.

A atividade funciona num bloco quinzenal de 60 minutos e são desenvolvidas atividades com um carácter lúdico/didático, planificadas em articulação com os professores titulares de turma, a quem compete zelar pela supervisão pedagógica das atividades.

A oferta transdisciplinar artística do EXPRESSA-TE é a seguinte:

  • Expressão Dramática;

  • Expressão Musical;

  • Áreas de trabalho simbiótico ou paralelo:

  • Expressão Plástica;

  • Expressão Cinematográfica;

  • Expressão Circense.

Note-se que o projeto assenta nas orientações do Ministério da Educação para a área de Expressões Artísticas e Físico-Motoras, e visa nomeadamente:

  • Fomentar a expressão livre e o desenvolvimento de aptidões artísticas nas crianças;

  • Proporcionar o sucesso das crianças, através da exteriorização de sentimentos/emoções.

Implementado pela primeira vez no ano letivo 2017/2018, a atividade tem vindo a crescer. Nos dois últimos anos letivos o projeto tem-se dirigido a turmas de 1.º ano de escolaridade, tendo envolvido, em 2017/2018 15 turmas de 5 agrupamentos de escolas e em 2018/2019 21 turmas de 5 agrupamentos de escolas.

Face ao enorme sucesso e resultados obtidos este ano participam no EXPRESSA TE 51 turmas, tendo sido alargada a oferta a turmas do 1.º e 2.º anos, numa lógica de continuidade do ano anterior.

A dinamização do projeto é da responsabilidade da Associação Cabeças no Ar e Pés na Terra, criada em 2009,  uma associação localizada no concelho de Valongo, com um grupo profissional de teatro, criada por um conjunto multidisciplinar de profissionais das artes plásticas, do espetáculo, performáticas e livres-pensadores, vocacionada para a afirmação da Educação Artística em Portugal, bem como para a divulgação dos seus modelos e práticas.

O jornal da educação de Valongo foi “espreitar” uma aula à Escola do Valado, em Valongo, e deixa aqui alguns registos das emoções que ontem estiveram a aprender. O lema foi “cuida de ti para poderes cuidar dos outros”. Abraços, olhares e apertos de mão foram alguns dos exercícios que fizeram, por uma escola e crianças mais felizes, saudáveis e sociais.