Educação emocional chega às escolas de Valongo

O Município de Valongo dando resposta a um dos objetivos estratégicos do Plano 21|23 Escola+ vai investir no bem-estar social e emocional das crianças através da implementação do programa Calmamente © da autoria de Andreia Espain e dinamizada pela Associação Mente de Principiante. Este programa prevê sessões semanais em sala de aula com os/as alunos/as, num formato de viagem, envolvendo sempre docentes e as famílias para um maior e melhor impacto da implementação.

A viagem Calmamente © começará este ano letivo em todas as turmas de 4º ano do Agrupamento de Escolas São Lourenço, 8 no total, como uma experiência piloto no nosso concelho, envolvendo cerca de 170 alunos e alunas, sendo vontade o Município alargar o projeto nos próximos anos a todos os/as alunos/as no 4.º ano do Concelho de Valongo.

Ontem, foi o primeiro dia do itinerário Calmamente © com a apresentação da oficina de sensibilização para as professoras titulares das turmas intervencionadas e foi notório o envolvimento e a recetividade das docentes.

Os principais objetivos do Calmamente © são: contribuir para o desenvolvimento de competências sociais e emocionais dos/as alunos/as participantes, com vista ao seu bem-estar pessoal e consequente sucesso escolar; sensibilizar as famílias dos/as alunos/as para a importância do autocuidado, dotando-as de competências com este objetivo; sensibilizar docentes para a importância de trabalhar em sala de aula as competências socio emocionais paralelamente às académicas.

Que a viagem comece e que seja cheia de emoções e de felicidades!