Valongo leva “Calmamente © a 170 alunos e alunas do Agrupamento de Escolas de S. Lourenço

No dia 10 de Outubro assinalou-se mais um Dia Mundial da Saúde Mental, mais do que uma efeméride, esta data reserva tempo e oferece a oportunidade de chamar a atenção para uma dimensão da vida humana muitas vezes esquecida,  negligenciado o nosso bem-estar. Por isso, esta semana são várias as iniciativas a propósito do dia Mundial da Saúde Mental e Valongo atento à necessidade de desenvolver competências emocionais junto das suas crianças, porque as quer saudáveis do ponto de vista integral, fisicamente e mentalmente, iniciou esta semana  a viagem Calmamente ©.

Esta semana foi o primeiro dia de um itinerário que promete  muito autoconhecimento, autorregulação, comunicação e empatia positiva entre crianças, escolas e famílias.

Foi com entusiamo e curiosidade que as crianças do 4.º ano do agrupamento de escolas de S. Lourenço receberam da mão da facilitadora da Associação Mente de Principiante,  o seu bilhete daquela que será a sua viagem para o crescimento interior e  bem estar emocional.

No check-in os/as passageiros gostaram muito de ouvir os seus “companheiros de bordo” e de os conhecer melhor, os seus gostos e as suas expetativas para esta viagem imaginária onde o bilhete é gratuito e o TPC lê-se trabalho para o coração.

“ Gostei muito desta sessão” e “Estou muito entusiasmado para continuar esta viagem” foram algumas das frases proferidas pelos viajantes de sonhos e emoções por descobrir.

A viagem Calmamente © começa este ano letivo em todas as turmas de 4º ano do Agrupamento de Escolas São Lourenço, 8 no total, funcionando  como uma experiência piloto no nosso concelho, envolvendo cerca de 170 alunos e alunas, sendo vontade o Município alargar o projeto nos próximos anos a mais alunos e alunas do Concelho.

Para mais informação sobre o projeto recomendamos a leitura e visualizações das seguintes entrevistas:

Programa Calmamente – Ensina a gerir emoções (sapo.pt)

Entrevista Jornal Pessoas

Reportagem SIC