No dia 03 de janeiro os Agrupamentos de Escolas de Ermesinde e Valongo foram distinguidos pela sua participação no projeto MILAGE APRENDER+ a nível nacional, pelo compromisso na promoção de ambientes de aprendizagem inovadores com recurso à App MILAGE APRENDER+, através da atribuição do Selo Escola MILAGE APRENDER+ (2021/2022).
Na visita aos Paços do Concelho estiveram presentes o mentor do projeto Milage, professor Doutor Mauro Figueiredo, o Vereador da Educação de Valongo, Orlando Rodrigues, Júlia Mendes, Chefe da Divisão de Educação de Valongo e as Diretoras dos Agrupamentos de Escolas que receberam o selo MILAGE, Ana Maria Cortez de Ermesinde e Paula Sinde de Valongo.
O Agrupamento de Escolas de S. Lourenço também esteve presente uma vez que se junta, este ano letivo, aos dois agrupamentos na implementação do “Plano de inovação e promoção do sucesso escolar com as salas APRENDER+”, com o apoio do município.
A Missão deste projeto é promover a implementação de uma prática pedagógica inovadora, com recurso à plataforma MILAGE APRENDER+ (constituída por duas aplicações, uma destinada aos alunos e outra aos professores), assegurando o acesso gratuito, equitativo e de qualidade à educação, que combina o analógico com o digital. Assegura ainda a avaliação formativa, as aprendizagens ativas e o desenvolvimento de competências do século XXI.
Engloba um conjunto de iniciativas que envolve a promoção da utilização da plataforma educativa digital, MILAGE APRENDER+, que foi desenvolvida pela Universidade do Algarve (UAlg), no âmbito dos projetos “MILAGE – MathematIcs bLended Augmented GamE” e “LEARN+”, pelo programa ERASMUS+ e disseminada em Portugal em parceria com a Direção Geral de Educação, a Associação de Professores de Matemática, Associação de Professores de Português, Associação Portuguesa de Imprensa, Sociedade Portuguesa de Matemática, Segura Net, Associação Portuguesa de Professores de Inglês, Associação Portuguesa de Professores de Espanhol, Plano Nacional de Leitura 2027 e eTwinning.
Este projeto visa ajudar todos os alunos a aprenderem, aproveitando as potencialidades dos smartphones, tablets e computadores, conjugando-as com um modelo pedagógico desenvolvido para motivar os alunos e promover uma aprendizagem ativa, centrada no aluno, mais autónoma e adequada a diferentes estilos de aprendizagem, num ambiente gamificado e com vídeos educacionais. Pretende-se também continuar a desenvolver uma comunidade de partilha de professores e de alunos autores, potenciando o desenvolvimento de recursos personalizados, de competências digitais e transversais.
MILAGE APRENDER+, uma comunidade de professores e alunos autores ao serviço do sucesso de todos.


