Projeto Educativo Municipal

O Projecto Educativo Municipal de Valongo (PEM) é, juntamente com a Carta Educativa, um instrumento estratégico, orientador da atuação de todos os agentes que, direta ou indiretamente, intervêm no desenvolvimento educativo/formativo no concelho.

Desenvolvido por uma equipa multidisciplinar para o quadriénio 2013/2017, o documento estrutura-se em torno de 3 eixos de intervenção:

 Eixo 1 – Sucesso Educativo, Aprendizagem ao longo da vida e Empregabilidade remete para a necessidade de atuar ao nível do aumento das competências de alunos/as, incentiva uma cultura de escolaridade prolongada e aprendizagem ao longo da vida e preocupa-se com a elevação dos níveis de qualificação e aumento da taxa de empregabilidade.

 Eixo 2 – Cidadania e Igualdade define objetivos relacionados com o desenvolvimento de projetos de educação para a cidadania em todos os agrupamentos. A promoção do conhecimento do concelho e do seu património histórico, cultural e ambiental, o aumento dos níveis de participação cívica da comunidade educativa, a melhoria da oferta de serviços que promovam a conciliação entre a vida profissional e familiar são as outras prioridades deste eixo.

 Eixo 3 – Articulação / Comunicação e Planeamento na comunidade educativa visa consolidar uma cultura de efetiva articulação e trabalho em rede, promover a partilha de informação e criar uma estrutura integradora e gestora da oferta educativa e formativa.

Visa, pois, a existência de uma linha orientadora comum para todas as entidades locais que direta ou indiretamente intervêm nos domínios educativo e formativo do concelho, permitindo o desenvolvimento de programas integrados de intervenção e a articulação das entidades que trabalham na educação formal, não-formal e informal.

Para o ano letivo 2013/2014, são muitos os programas e atividades previstos para todos os públicos.

 O documento pode ser consultado aqui e os seus anexos aqui.

Para conhecer o plano de ação 2014/2015 clique  aqui.

Para conhecer o plano de ação 2015/2016 clique aqui.

Para conhecer o plano de ação 2016/2017 clique aqui:

Para conhecer o plano de ação 2017/2018 clique aqui:

Para conhecer o plano de ação 2018/2019 clique aqui:

Para mais informações e contactos:

Júlia Mendes

Divisão de Educação, Saúde e Ação Social

Telm: 91 1543404

Telf: 22 422 79 00

Fax: 22 422 60 63

Anúncios